segunda-feira, 31 de março de 2008

Foto-Cines

Espaço criado para reunir todos os Foto-Cines que prestaram serviço militar obrigatório no Exercito Português, tendo sido distribuidos na altura por Destacamentos Foto-Cines em Angola, Guiné e Moçambique, para além dos premiados que conseguiram passar toda a sua comissão de serviço nos SCE-Serviços Cartográficos do Exercito que agregava toda a comunidade Fotocine debaixo da égide do saudoso major Baptista Rosa, e por onde passaram parte dos expoentes do cinema feito em Portugal.

2 comentários:

Paulo Borges disse...

O meu nome é Luis Francisco estive em Moçambique como Foto Cine entre 1967 e 1969, gostaria de encontrar os camaradas dessa altura.

luis.a.francisco@gmail.com

Facebook; Destacamento Foto Cine 1232 Moçambique 1967/69

Um abraço

Viriato de Viseu disse...

Apresenta-se o Furriel Miliciano Foto-Cine Jerónimo de Almeida Mendes, natural de Viseu
Tirei o curso de foto-cine em Julho/Agosto/Setembro nos serviços cartográficos do exército.
Na altura Batista Rosa era capitão (penso eu)
Embarquei para Angola em 4 de Janeiro de 68, num destacamento de 40 Furrieis, sob o comando do Capitão Gomes Amado.
Uma vez chegados a Luanda em 13 de Janeiro, cada um dos Furrieis foram destacados para um dos batalões no Norte e Ledste de Angola e coube-me a sorte de ser destacado para o Batalhão de Caçadores 1908 acantonado em Quibaxe, nos fins de Fevereiro desse ano.
Em finais de Abril desse ano o Batalhão (que já tinha 13 meses ali) rodou para Gabela/Amboim e o 2º. comandante Major Ambrósio levou-me para lá (não era para ir, tinha que ficar em Quibaxe esperando o batalhão seguinte, mas o Major insistiu e tive que obedecer...ainda bem...)
Estive no Amboim quase um ano, mas em Abril de 69 recebi guia de marcha para Nambuangongo onde fiz o meu baptismo de fogo...chissa!!!
Em Junho/Julho o Capitão Gomes Amado chamou-me para dirigir em Luanda uma equipa de cinema de 35 m/m onde fiquei até 15 de Maio de 1970.
Uma vez passado à peluda, fiquei em Angola.
Casei na Gabela com uma natural de lá.